Inova Medical inicia pesquisa inédita em Toledo sobre cansaço persistente após Covid-19 Longa; entenda e saiba como ser voluntário uv3e

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
A Inova Medical está iniciando oficialmente as suas atividades em Toledo com uma pesquisa clínica voltada para à Covid-19 longa, mais especificamente para investigar as causas da fadiga persistente relatada por muitos pacientes após a infecção. Em entrevista à equipe de reportagem do Toledo News, Josélia Larger Manfio, gerente da unidade, e Nathan Iori Camargo, coordenador de estudos clínicos, explicaram os objetivos do estudo e os critérios para participação.
Segundo eles, a instalação da Inova em Toledo foi motivada por uma experiência anterior dos médicos fundadores com um estudo sobre vacinas na cidade. A receptividade local e o potencial da região incentivaram a criação de uma estrutura definitiva de pesquisa clínica. A unidade chega com a proposta de democratizar o o a estudos que, geralmente, estão concentrados em grandes capitais como São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
O estudo atual tem como foco principal a fadiga relacionada à Covid-19 longa. De acordo com Nathan, ainda são escassos os dados sobre os impactos específicos dessa condição no Brasil, especialmente envolvendo a variante Ômicron. O objetivo é compreender os mecanismos que causam esse cansaço persistente, buscando, no futuro, aprimorar os tratamentos disponíveis.
Podem participar da pesquisa adultos que tenham tido Covid-19 a partir de 2022, com sintomas confirmados por teste (PCR, rápido ou autoteste), mesmo que os sintomas tenham sido leves. A Inova oferecerá consulta médica e exames gratuitos aos voluntários, além do reembolso de despesas com deslocamento. Ao final do processo, os participantes terão o a todos os resultados e orientações médicas.
O estudo prevê a participação de até 126 voluntários e deve ser concluído em até cinco meses. A análise estatística dos dados coletados será publicada em revistas científicas, com o intuito de contribuir com novas evidências para a comunidade médica.
Josélia destacou que outros estudos já estão sendo planejados e reforçou o convite para que a população participe. O contato para mais informações pode ser feito pelo telefone (45) 9-8425-0434.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO VÍDEO ABAIXO
Procura-se: gatinha que atende pelo nome de Mavie, desaparecida na Vila Industrial em Toledo