Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro 1z471q


Foto: EBC
+63 mil
Siga o Toledo News no Insta

O leilão da ferrovia EF-118 deve ocorrer ainda neste ano, declarou nesta quinta-feira (8) o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Planejada para conectar o município de Nova Iguaçu (RJ) a Santa Leopoldina (ES), a estrada de ferro tem 575 quilômetros e deve promover a integração da malha ferroviária do Sudeste e garantir o o ferroviário a importantes terminais portuários.

“A gente espera levar a Estrada de Ferro-118 a leilão ainda neste ano, no segundo semestre”, disse o ministro após o leilão da Rota da Celulose realizado pela B3.

Além da EF-118, o governo federal espera realizar outros dois ou três leilões ferroviários já no próximo ano.

“Com essa movimentação agora do mercado internacional, em virtude do tarifaço promovido pelos Estados Unidos, está havendo uma movimentação muito grande no setor de infraestrutura, sobretudo com a entrada mais veemente das possibilidades de investimentos chineses no Brasil. E isso melhora ainda mais o ambiente para concessões ferroviárias”, disse o ministro.

De acordo com Renan Filho, o governo quer aproveitar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China nesta semana para tratar sobre os leilões ferroviários. A expectativa é que o Ministério dos Transportes lidere a de alguns protocolos para garantir melhores condições para leilões ferroviários.

“Dado que o Brasil é um país de dimensões continentais, os investimentos em ferrovias são robustos e eles não conseguem muitas vezes ficar de pé somente com o investimento privado. E como há restrições para o investimento público no nosso Orçamento, a gente precisa ter soluções inovadoras”, falou.

Também presente ao leilão realizado hoje, a ministra do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet, destacou que o tema das ferrovias estará presente nessa viagem do governo federal à China.

“Quando o ministro [dos Transportes] Renan fala que não há dinheiro público no Brasil, eu diria até que hoje no mundo [não há dinheiro] para se fazer ferrovias, porque o custo dela é muito maior do que de rodovias. E não há investimento privado no Brasil suficiente. Daí temos que abrir as mentes e acharmos investimentos, parcerias e fundos internacionais para uma parceria com investimento privado nacional”, falou.

Rota da Celulose 486226

Após ter fracassado na tentativa de conceder a Rota da Celulose à iniciativa privada no ano ado, o trecho foi arrematado hoje (8) pelo consórcio K&G Rota da Celulose, que é composto pela K Infra Concessões e pela Galápagos Participações.

O consórcio vencedor bateu outras três concorrentes e ofereceu o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, com deságio de 9% e um aporte de R$ 217.389.913,70.

Para o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a concorrência no leilão de hoje foi possível porque houve uma revisão na modelagem.

“Nós remodelamos alguns pontos e diluímos alguns investimentos que estavam concentrados no início do projeto e isso melhorou um pouco o ativo do projeto. E agora tivemos a participação mais efetiva dessas empresas”, disse o governador.

Na entrevista a jornalistas, o ministro dos Transportes declarou estar confiante em relação ao cumprimento das obrigações da concessão da Rota da Celulose, embora a K-Infra, uma das empresas que compõem o consórcio vencedor do leilão, esteja enfrentando um processo de caducidade por uma outra concessão, da Rodovia do Aço.

“Dessa vez ela está em um consórcio. O líder do consórcio não é ela, mas a Galápagos. E também não há nada que impeça a participação dessas empresas que participaram. Por isso é muito importante que o leilão seja feito aqui na B3, o que garante transparência e apuração profunda em relação à participação das empresas”, disse ele.

Ele também disse estar todos muito otimistas com o cumprimento do contrato.

“O contrato anterior era bem diferente desses contratos atuais, que são mais modernos e têm uma maior capacidade de ‘enforcement’ para garantir o cumprimento das obrigações”, reforçou o ministro.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias 6q5i4m
O Espírito Santo é o nosso consolador 2c1n51
Toledo respira rock and roll no 4º Tooledo Rock Festival ea3f
Clínica veterinária em Toledo sofre assalto com ameaças e extorsão por telefone n4i
Grave acidente entre Golf e Vectra deixa vítimas presas às ferragens na PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo 1u6a1l
Prefeitura de Toledo realiza segunda fase da Operação Recomeço 5q1366
Idealizadoras da surpresa para o jovem Davi Storchio recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Toledo 2v4j3o
Maio Amarelo: Circuito de bike movimenta alunos da Escola Egon Werner 6bd4s
Após comunicar gravidez, mulher sofre agressão do companheiro em Toledo 4a5wl
Toledo recebe Campeonato Paranaense de Basquete - Série Prata 2e51x
Atleta de Toledo faz Paraná conquistar título no Brasileirão de Tênis de Mesa 4e4467
Cascavel recebe neste fim de semana a segunda etapa da Stock Car Pro Series 2025 5p2c4s
Comitiva “Amanhã Nóis Chega” leva tradição de Toledo à Cavalgada de Serra dos Dourados 2p3i5j
Cerimônia marca entrega de carro adaptado para Secretaria de Assistência Social z4l7
Núcleo Territorial do Jardim Coopagro promove reunião ordinária 6b5m23
Feira do Livro da 4ª Festa Literária de Toledo abre credenciamento para editoras e livreiros de todo o país 4k2y
Com grupos definidos, Oeste Brasil FC se prepara para estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense Sub-20 395c5u
FAG Toledo abre inscrições para o II Simpósio de Pesquisa 682r5s
Café Colonial da Igreja do Sino será neste sábado (24) em Toledo com cardápio típico e ação beneficente 63395a
Campanha “Maio Laranja” promove palestra para idosos no Certi do Jardim Coopagro 4tx1k
Durante Marcha a Brasília, ministro anuncia edital do Minha Casa, MInha Vida 1u6230