Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic 5331o


Foto: EBC
+63 mil
Siga o Toledo News no Insta

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a Taxa Selic (juros básicos da economia) para o maior nível em 19 anos recebeu críticas do setor produtivo. Entidades da indústria, do comércio e as centrais sindicais condenaram a decisão, que classificaram de exagerada e de ameaça ao emprego e à renda.

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) comentou que a elevação em 0,5 ponto percentual da Selic “impõe um fardo ainda mais pesado à economia”. Segundo a entidade, a inflação está desacelerando, e a possibilidade de recessão nos Estados Unidos por causa da política comercial do governo de Donald Trump deve fazer o dólar cair nos próximos meses.

“Embora o controle da inflação seja o objetivo primordial do Banco Central, a elevação da Selic traz riscos significativos à economia, que está em processo de desaceleração mais acentuado do que esperávamos no final de 2024”, afirmou no comunicado o presidente da CNI, Ricardo Alban. Ele pede uma postura mais prudente do Copom.

Para a Associação Paulista de Supermercados, a continuidade do ciclo de alta da Selic é equivocada, especialmente diante do cenário internacional, com os Estados Unidos em recessão técnica, e dos desafios econômicos no Brasil.

“É importante lembrar que o mundo vive um ciclo neoprotecionista, em que os países buscam fortalecer sua produção e seu mercado interno. Com a taxa Selic nos patamares atuais, o Brasil favorece o rentismo e a especulação, em detrimento da geração de empregos, do investimento produtivo e do crescimento econômico de médio e longo prazo”, destacou a associação em nota.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no entanto, considerou dentro do esperado a elevação de meio ponto percentual na Taxa Selic. A entidade ressaltou que a inflação continua alta e bastante acima do teto da meta atual.

“Apesar da desaceleração gradual da atividade econômica interna e do aumento das incertezas externas, que tendem a diminuir a pressão sobre os preços, houve aceleração da inflação corrente [em relação a 2024], que se mantém acima da meta anual, num contexto de expansão fiscal e expectativas inflacionárias ainda desancoradas, justificando uma política monetária contracionista”, comentou o economista-chefe da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Centrais sindicais 2q1i6d

Para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a elevação dos juros reforça o aperto econômico à população. A entidade ressaltou que o Banco Central não deixou claro se encerrou o ciclo de alta da Taxa Selic e pediu que a política monetária seja voltada para os interesses da população.

“O brasileiro já convive com uma taxa básica de juros proibitiva para o desenvolvimento econômico e que aumenta o custo de vida, o endividamento das famílias, das empresas e os gastos do governo federal. Gabriel Galípolo, atual presidente do BC, e os demais membros do Copom não foram indicados pra manter os interesses do mercado financeiro, mas sim os interesses da população”, criticou a vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Juvandia Moreira.

A Força Sindical classificou de “irresponsabilidade social” a elevação da Taxa Selic. Segundo a entidade, a decisão trava a economia e aumenta o custo do dinheiro para as famílias e as empresas.

“Antes dessa decisão a taxa já estava num valor extorsivo, de 14,25% ao ano. É uma irresponsabilidade social. A decisão quer levar o País para a recessão econômica. Continuar com a atual taxa de juros impõe um forte obstáculo ao desenvolvimento do país”, escreveu em nota o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias 6q5i4m
Grave acidente entre Golf e Vectra deixa vítimas presas às ferragens na PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo 1u6a1l
Prefeitura de Toledo realiza segunda fase da Operação Recomeço 5q1366
Idealizadoras da surpresa para o jovem Davi Storchio recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Toledo 2v4j3o
Maio Amarelo: Circuito de bike movimenta alunos da Escola Egon Werner 6bd4s
Após comunicar gravidez, mulher sofre agressão do companheiro em Toledo 4a5wl
Toledo recebe Campeonato Paranaense de Basquete - Série Prata 2e51x
Atleta de Toledo faz Paraná conquistar título no Brasileirão de Tênis de Mesa 4e4467
Cascavel recebe neste fim de semana a segunda etapa da Stock Car Pro Series 2025 5p2c4s
Comitiva “Amanhã Nóis Chega” leva tradição de Toledo à Cavalgada de Serra dos Dourados 2p3i5j
Cerimônia marca entrega de carro adaptado para Secretaria de Assistência Social z4l7
Núcleo Territorial do Jardim Coopagro promove reunião ordinária 6b5m23
Feira do Livro da 4ª Festa Literária de Toledo abre credenciamento para editoras e livreiros de todo o país 4k2y
Com grupos definidos, Oeste Brasil FC se prepara para estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense Sub-20 395c5u
FAG Toledo abre inscrições para o II Simpósio de Pesquisa 682r5s
Café Colonial da Igreja do Sino será neste sábado (24) em Toledo com cardápio típico e ação beneficente 63395a
Campanha “Maio Laranja” promove palestra para idosos no Certi do Jardim Coopagro 4tx1k
Durante Marcha a Brasília, ministro anuncia edital do Minha Casa, MInha Vida 1u6230
Ministro do Tribunal de Contas da União alerta sobre governança 664b65
Indivíduo é preso em flagrante em Toledo por agredir companheira e fugir com filho 1lo1z
Toledo recebe estudo nacional sobre atendimento a pessoas com tuberculose 6k363r