Influenza Aviária: Secretaria da Agricultura e Proteína Animal emite nota oficial 432v56


Foto: Divulgação
+63 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria Municipal da Agricultura e Proteína Animal (Smap), de Toledo, emitiu nota oficial com orientações aos produtores e a sociedade em geral a respeito dos recentes casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Iaap) identificados no Rio Grande do Sul. O documento, assinado pelo titular da pasta, Luiz Carlos Bombardelli, foi publicado na edição desta quarta-feira (21) do Órgão Oficial e pode ser conferido na íntegra no fim da matéria.

A nota menciona a reunião interinstitucional realizada na última segunda-feira (19), na sede do Sindicato Rural de Toledo, para alinhar estratégias preventivas. Em seguida, há o esclarecimento de que não há registro da Iaap em plantéis comerciais ou de subsistência na região de Toledo e que o consumo da carne de frango ou de ovos de galinha permanece seguro, pois “não há evidência científica da transmissão da doença por meio desses alimentos”, recomendando que os consumidores só adquiram produtos inspecionados e certificados por órgãos oficiais.

O documento segue com diversas orientações para os produtores rurais, reforçando “a necessidade de manutenção e intensificação de medidas de biosseguridade nas propriedades, com atenção redobrada às barreiras sanitárias, controle de o de pessoas e veículos, manejo adequado de resíduos, cuidados com a água e ração”. Na parte final do texto, a nota recomenda que, em caso de suspeita de enfermidade ou mortalidade anormal, a unidade local da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) seja imediatamente acionada “para investigação das medidas cabíveis”, sendo que dúvidas e notificações devem ser encaminhadas diretamente para o telefone (45) 2103-5050.

Confira, na íntegra, o teor da nota oficial da Smap:

A Secretaria de Agricultura e Proteína Animal informa que, nesta segunda-feira (19), participou de reunião interinstitucional realizada no Sindicato Rural de Toledo, com o objetivo de alinhar estratégias preventivas frente aos casos recentes de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) identificados no estado do Rio Grande do Sul.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), Lar Cooperativa Agroindustrial, BRF e Pluma Agroavícola.

Até o momento, não há registro da doença em plantéis comerciais ou de subsistência na região de Toledo. As ações de vigilância seguem ativas e articuladas no órgão de defesa de saúde animal

Reforçamos que o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, uma vez que não há evidência científica de transmissão da doença por meio desses alimentos. Recomendamos aos consumidores que priorizem a aquisição de produtos inspecionados e certificados por órgãos oficiais, como o SIM, SIE ou SIF, garantindo a rastreabilidade e segurança do alimento.

Aos produtores rurais, reforçamos a necessidade de manutenção e intensificação das medidas de biosseguridade nas propriedades, com atenção redobrada às barreiras sanitárias, controle de o de pessoas e veículos, manejo adequado de resíduos, cuidados com a água e ração, destacamos ainda a importância da instalação de telas de proteção com malha apropriada nos galpões e demais áreas de criação, como forma eficaz de evitar a entrada de aves silvestres e outros animais que possam representar risco sanitário, entre outros pontos críticos. É essencial que todas as medidas sigam critérios técnicos estabelecidos pelas normativas vigentes, com o objetivo de prevenir a entrada e disseminação do vírus na cadeia produtiva avícola.

Em caso de suspeita de enfermidade ou mortalidade anormal em aves, a Adapar de Toledo deve ser imediatamente acionada para investigação e adoção das medidas cabíveis. Dúvidas e notificações podem ser encaminhadas diretamente pelo telefone (45) 2103-5050.

A Secretaria de Agricultura e Proteína Animal reafirma seu compromisso com a transparência, a saúde pública, a sanidade animal e o fortalecimento da cadeia produtiva local.

Toledo, 20 de maio de 2025.Luiz Carlos BombardelliSecretário da Agricultura e Proteína Animal

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias 6q5i4m
Dois motoristas são detidos por embriaguez ao volante em Toledo 4a635x
Toledo registra dois casos de violência doméstica no sábado 334q6e
Último dia do Tooledo Rock Festival promete encerrar evento com chave de ouro ao som de Maskavo g36z
Colisão frontal entre SW4 e Onix deixa quatro feridos entre Novo Sobradinho e Vila Nova 3x3q62
O Espírito Santo é o nosso consolador 2c1n51
Toledo respira rock and roll no 4º Tooledo Rock Festival ea3f
Clínica veterinária em Toledo sofre assalto com ameaças e extorsão por telefone n4i
Grave acidente entre Golf e Vectra deixa vítimas presas às ferragens na PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo 1u6a1l
Prefeitura de Toledo realiza segunda fase da Operação Recomeço 5q1366
Idealizadoras da surpresa para o jovem Davi Storchio recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Toledo 2v4j3o
Maio Amarelo: Circuito de bike movimenta alunos da Escola Egon Werner 6bd4s
Após comunicar gravidez, mulher sofre agressão do companheiro em Toledo 4a5wl
Toledo recebe Campeonato Paranaense de Basquete - Série Prata 2e51x
Atleta de Toledo faz Paraná conquistar título no Brasileirão de Tênis de Mesa 4e4467
Cascavel recebe neste fim de semana a segunda etapa da Stock Car Pro Series 2025 5p2c4s
Comitiva “Amanhã Nóis Chega” leva tradição de Toledo à Cavalgada de Serra dos Dourados 2p3i5j
Cerimônia marca entrega de carro adaptado para Secretaria de Assistência Social z4l7
Núcleo Territorial do Jardim Coopagro promove reunião ordinária 6b5m23
Feira do Livro da 4ª Festa Literária de Toledo abre credenciamento para editoras e livreiros de todo o país 4k2y
Com grupos definidos, Oeste Brasil FC se prepara para estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense Sub-20 395c5u